CadÚnico, consulte se o seu cadastro está atualizado e evite o bloqueio de benefícios

0

Uma das principais exigências para que os beneficiários de programas sociais como o Auxílio Brasil e o Vale-gás continuem a receber seus respectivos valores mensalmente, é manter os dados do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), sempre atualizados.

Contudo, devido a dificuldades de comunicação, muitas pessoas que se inscrevem no CadÚnico para recebimento dos programas sociais, deixam de realizar atualizações na plataforma quando mudam de casa, quando ingressa um novo integrante no grupo familiar, dentre outras situações

Contudo, deixar de apresentar as mudanças e manter os dados atualizados no CadÚnico, mesmo que por mais simples que seja a mudança, é um dos principais motivos que suspendem o pagamento de benefícios pagos pelo Governo Federal.

Isso porque, mês a mês, o Governo realiza uma espécie de “pente-fino”, para identificar quais beneficiários fazem jus ao recebimento dos programas sociais, antes dos pagamentos, assim quem estiver com os dados desatualizados pode acabar não recebimento o benefício e ainda ser excluído do programa.

Como saber se meu CadÚnico está atualizado?

Os beneficiários de programas sociais podem consultar o aplicativo oficial do CadÚnico para verificar se o cadastro está ou não atualizado.

O cidadão também pode acessar o site Meu Cadastro Único para realizar a consulta simples, além de inserir algumas informações básicas.

O aplicativo solicita alguns dados básicos como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, Estado e município registrado, dentre outros.

A partir daí o beneficiário terá uma nova página sendo exibida que evidenciará como está a situação cadastral. Essa mensagem pode informar que o CadÚnico está atualizado, ou ainda se será preciso realizar a atualização de informações.

Por fim, em caso de dúvidas o beneficiário poderá entrar em contato com o telefone 0800 707 2003 para obter mais informações, a chamada é gratuita e deve ser feita por um telefone fixo das 7h às 19h de segunda a sexta e das 10h às 16h aos finais de semana e feriados.

Fonte: Jornal Contábil.

Start typing and press Enter to search